Home > Notícias

Novembro Azul

O movimento Novembro Azul  é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro. 

De acordo com INCA Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Segundo a ONG britânica Cancer Care, 1,1 milhão de homens são afetados pelo câncer de próstata e provoca 307 mil mortes no mundo todos os anos. O estudo revela que cerca de 10% dos pacientes chegam à consulta pela primeira vez com o tumor disseminado para outros órgãos.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, complementares para o diagnóstico, com periodicidade anual.

Homens, previnam-se! Não deixem o preconceito abalar sua saúde! 

*Fatores que ajudam na prevenção do câncer de próstata

- Praticar atividades físicas;

- Consultar regularmente o médico;

- Manter uma alimentação saudável;

- Evitar álcool e fumo.

*Fatores que aumentam o risco do câncer de próstata

- Parentes de primeiro grau portadores;

- Idade, a partir dos 50 anos;

- Consumo excessivo de álcool;

- Dieta com pouca fibra e poucas fontes de vitaminas.

*Fonte: www.erastogaertner.com.br / www.novembroazul.com.br

 

Veja também:

Voltar
Voltar ao Topo | ^