Home > Luminotécnica

Informações Luminotécnicas


Eficiência Luminosa

É a relação entre o fluxo luminoso emitido pela lâmpada e a potência consumida.
Unidade: Lumem/Watt - lm/W | Símbolo: n

Intensidade Luminosa

É a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa em uma determinada direção. Utilizada em lâmpadas refletoras, onde a intensidade luminosa está ligada ao ângulo do fecho.
Unidade: Candelas - Cd | Símbolo: I

Fluxo Luminoso

É a quantidade de luz emitida por uma lâmpada em todas as direções.
Unidade: Lumem - Im | Símbolo: O

Iluminância

É o fluxo luminoso que incide em uma área, ou seja, a quantidade de luz que chega a um ponto.
Unidade: Lux | Símbolo: E

Índice de Reprodução de Cor (IRC)

É a relação entre a cor real de um objeto ou superfície e a aparência percebida diante de uma fonte luminosa. Esse índice varia de 0 a 100%, sendo que, quanto mais próximo de 100%, maior a fidelidade e precisão das cores dos objetos.

Temperatura de Cor

É a aparência cromática da luz emitida por determinada fonte luminosa. Quanto mais alta a temperatura de cor, mais branca é a tonalidade da luz emitida.
Unidade: Kelvin | Símbolo: K

Vida útil

É a expectativa de durabilidade de uma fonte luminosa. A maior parte das normas internacionais atualmente considera que o término da vida útil de uma fonte luminosa ocorre quando a mesma atinge 70% do fluxo luminoso (LM70).

Bases

Atualmente existe no mercado um grande número de lâmpadas com diferentes tipos de base. O código E27 (base das Lâmpadas Incandescentes e Fluorescentes Compactas, por exemplo) significa base tipo Edson, com 27 milímetros de diâmetro. A Empalux adota alguns desses modelos, de acordo com os diagramas e códigos abaixo.

Voltar
Voltar ao Topo | ^